sexta-feira, 24 de julho de 2009

NÃO É TPM


Ontem xinguei um policial. E ele viu. Na verdade, leu meus lábios pelo retrovisor dele quando eu fazia o sonoro movimento da palavra: PALHAÇO!

Mas antes de me julgar louca, ou de mulher na TPM, veja se não tinha razão. Estava eu na Marginal Tietê na faixa da esquerda. Num determinado momento, as três faixas reduzem a duas e todos os carros que estão na faixa que eu estava devem ir para a direita. Uma questão de bom senso no transito, é só começar a intercalar os carros. O que está na faixa se mantém, o da esquerda vem para direita o de traz vai e daí o outro da direita entra. Enfim, tudo segue a mais perfeita ordem.

Pois bem, estava vindo um comboio de nove viaturas da polícia. Mas não que estivessem em alguma diligência, já que não tinha sirene nem giroflex acionado. Óbvio que não daria para eles manterem o comboio intacto nesta parte da via, a não ser que todos os carros da faixa da esquerda puxassem os freios de mão e esperasse os belos passarem. Eu então segui o tal bom senso. Passou uma viatura, eu esperei a outra também (embora eu estivesse mais a frente do que ela, o que teoricamente ficaria claro a minha vez) e eu, que já estava com a seta ligada há séculos, fui entrando para a faixa. Quando de repente, o policial da terceira viatura acelerou o carro e jogou pra cima de mim, a fim de me intimidar a voltar pra minha faixa, que nesta altura já não existia, era o canteiro. Não tive dúvidas: - PALHAÇO! Foi tão absurdo que o policial da viatura de traz buzinou me dando passagem.

Agora eu pergunto: Isso não é um abuso? E se eu estivesse com uma criança dentro do carro? Será que eles estão acima do bem e do mal? Faça o favor, que coisa mais absurda e desnecessária. Eu não queria mudar de faixa, era uma obrigatoriedade da via. Eu sei, pra quem tinha pânico de direção eu ando bem valente. E quer saber, com o maior orgulho!

Um comentário:

Elaine disse...

Miga, a questão é que mesmo não estando com a sirene ligada, se eles estão em comboio, podem estar transportando algum preso para audiência, o que é bem comum na Marginal, ou então, em alguma missão especial.
Então, ainda que você esteja certa, e ainda que eles não estejam com a sirene ligada, reduza a velocidade, literalmente dê uma segurada no trânsito e deixe-os passar, é melhor.
Aprendi isso com um professor delegado.
Inclusive se você cometer alguma infração de trânsito por causa disso, vale recorrer ao DETRAN e apontar o número da viatura que é deferido.
A mesma coisa vale para o carro forte, eles tem ordem para não parar, nem em caso de batida, atropelamento, nada, então, sempre dê preferência para eles,
E por último, cuidado com a boca! Desacato é crime!
bjs
Elaine
Elaine