quarta-feira, 5 de setembro de 2007

ÉTICA

Ontem, assisti o Debate MTV, que trouxe em pauta a discussão “corrupção e jeitinho brasileiro, são a mesma coisa?”. Excluindo a participação do atual “apresentador” (Lobão), que deveria fazer o papel do mediador do debate, o programa foi bem interessante e me fez lembrar de uma palestra do filosofo e educador, Mario Sérgio Cortella, que assisti no ano passado.

Na palestra, Cortella falava sobre os problemas sociais, econômicos e políticos do país e a postura dos governantes. Ele questionou a atitude dos cidadãos, que diante dessa questão reclama, acha um absurdo tanta corrupção, tanta fraude, subornos e tudo mais que, de fato, estamos cansados de ouvir falar. Mas e nós? Emprestar o cartão do seguro saúde a uma terceira pessoa para que ela se beneficie do convênio, é crime! Contar uma versão diferente da real para a seguradora consertar o carro de um terceiro, é fraude! Manipular a declaração do imposto de renda para não pagar imposto, ou pior, para receber restituição, não é jeitinho brasileiro e sim burlar a lei.

Daí parei, pensei, analisei as duas vertentes e embora eu saiba o que é correto, vi que muitas vezes me pego a participar, mesmo que indiretamente, desse famoso 'jeitinho'. Senti vergonha. Mas valeu a reflexão e a mensagem final - temos muito o que aprender!


Nenhum comentário: