Tudo começou com umas fotos que estavam na página da Uol. Vi uma bota maravilhosa, cano alto, estilo coturno, de tecido, uma graça. Na legenda da foto vinha a descrição da marca. Fiz uma pesquisa no Google para descobrir o site da empresa. Eis que encontrei uma matéria com o título - ELE ACHOU DINHEIRO NO LIXO - que narra a vida do empresário que criou a marca Goóc.
Thai Quang Nghia, um vietnamita que veio para o Brasil quando tinha 20 anos. No final dos anos 1970, fugiu do regime comunista do Vietnã no porão de um barco pesqueiro e foi resgatado por um petroleiro da Petrobrás. Alguns meses depois, chegou ao Rio de Janeiro sem um tostão no bolso e sem falar uma palavra de português. Depois, mudou-se para São Paulo onde passou por outra situação dramática. Levou sete tiros a queima roupa durante um assalto.
A grande virada em sua vida veio em 1986, quando emprestou dinheiro a um amigo empresário que, sem condições de sanar a dívida, ofereceu a Thai parte de seu estoque, sem muitas opções, Thai aceitou a oferta e começou a vender as bolsas. O negócio deu certo e, em 1987, ele passou a confeccionar as peças. Tornou-se dono do Grupo Domini - que utiliza materiais reciclados para produzir anualmente 4,5 milhões de sapatos, bolsas e roupas com a marca Goóc (antiga Yepp), que foi criada após uma viagem pelos Estados Unidos, Austrália e Vietnã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário