sexta-feira, 3 de agosto de 2007

EMPREENDEDORISMO

Tudo começou com umas fotos que estavam na página da Uol. Vi uma bota maravilhosa, cano alto, estilo coturno, de tecido, uma graça. Na legenda da foto vinha a descrição da marca. Fiz uma pesquisa no Google para descobrir o site da empresa. Eis que encontrei uma matéria com o título - ELE ACHOU DINHEIRO NO LIXO - que narra a vida do empresário que criou a marca Goóc.

Thai Quang Nghia, um vietnamita que veio para o Brasil quando tinha 20 anos. No final dos anos 1970, fugiu do regime comunista do Vietnã no porão de um barco pesqueiro e foi resgatado por um petroleiro da Petrobrás. Alguns meses depois, chegou ao Rio de Janeiro sem um tostão no bolso e sem falar uma palavra de português. Depois, mudou-se para São Paulo onde passou por outra situação dramática. Levou sete tiros a queima roupa durante um assalto.

A grande virada em sua vida veio em 1986, quando emprestou dinheiro a um amigo empresário que, sem condições de sanar a dívida, ofereceu a Thai parte de seu estoque, sem muitas opções, Thai aceitou a oferta e começou a vender as bolsas. O negócio deu certo e, em 1987, ele passou a confeccionar as peças. Tornou-se dono do Grupo Domini - que utiliza materiais reciclados para produzir anualmente 4,5 milhões de sapatos, bolsas e roupas com a marca Goóc (antiga Yepp), que foi criada após uma viagem pelos Estados Unidos, Austrália e Vietnã.


Nenhum comentário: